Blogueiros

HOME > duamaral

Prezados amigos vascaínos.

Estamos chegando a décima rodada do campeonato brasileiro, ou seja, praticamente um quarto do campeonato já foi jogado e o CRVG encontra-se hoje no meio da tabela do brasileiro. Nada, por mim, além do esperado. Confesso que vejo até com um certo alívio a colocação atual, pois, esperava uma briga lá em baixo na tabela. Contudo há algo que me preocupa e até certo ponto me intriga com relação a campanha vascaína no brasileiro.

Ao analisarmos os números do Vasco até a nona rodada vemos que a campanha do cruzmaltino é uma verdadeira gangorra. São nove jogos com 4 vitórias e 5 derrotas e se vencermos o Atlético-GO amanhã seriam exatas 05 vitórias e 05 derrotas. Alguns diriam que é normal em campeonato tão difícil como o brasileiro. Alguns diriam que é melhor perder uma e ganhar outra do que empatar duas. Concordo plenamente com essas teses. Contudo, o que mais me preocupa são os resultados de derrota obtidos contra os outros grandes do futebol brasileiro. Jogamos contra: Palmeiras, Grêmio, Corinthinhas e Botafogo. A exceção do jogo contra o Grêmio quando o Vasco fez um jogo até interessante, nos demais jogos fomos amplamente batidos e os resultados de certa forma foram elásticos em demasia. As vitórias foram acumuladas em jogos que tínhamos a obrigação de ganhar pelo emparelhamento com o adversário e pelo fato de jogarmos em casa. Esse é um fator positivo. Nos anos em que caímos deixamos de pontuar justamente contra adversários diretos e isto fez muita falta no fim. O Vasco ainda não encontrou o equílibrio para que a equipe seja confiável e isto passa pelas mãos do Milton Mendes. Não entendo porque ainda não estamos jogando no esquema 3-6-1 treinado na inter-temporada. Ao meu ver seria o esquema que mais daria certo. Quando se tem uma equipe limitada tecnicamente o melhor a se fazer é povoar o meio de campo, se fechar e jogar no contra-ataque. O Botafogo faz isto muito bem. Quantas vezes o time chegou ao gol do Vasco? Poucas vezes. Mas quando o fez foi efetivo e matou o confronto. Esse é outro problema que vejo no Vasco. O time não é letal em seu ataque. As finalizações muitas das vezes são ruins e afobadas. As jogadas pelas pontas até saem com frequência mas os cruzamentos são ruins e o meio campo não chega na área para ajudar o LF9 que joga muito isolado. Não gosto também do rodízio sem critério promovido pelo MIlton no time e a mudança de postura de acordo com o adversário. Para mim o time tem que ter um padrão de jogo definido próprio, com algumas variações no decorrer da partida, lógico, de acordo com a necessidade do resultado, mas sempre partindo daquele idéia de jogo própria. Enfim, todas essas alternativas cabe ao Minton Mendes trabalhá-las e o mais rápido possível encontrar o equilibrio para o time. Não dá para um time grande ter a pior defesa do campeonato com 20 gols em 9 jogos, ou seja, uma média de mais de 2 gols por partida. E se não melhorarmos a tendência é aumentar ainda mais, pois o fim de tabela do Vasco é recheado de clássicos. Pelo menos o Milton é um técnico inteligente. Acompanho a coletiva dele após os jogos e o cara vê o mesmo jogo que a gente e não fica inventando desculpas e nem direcionando a culpa da derrota para terceiros. Oxalá que amanhã o caldeirão volte a ferver é que possamos vencer o Atlético-GO para continuarmos, mesmo com essa gangorra, sossegados no campeonato, pelo menos com relação ao rebaixamento.

Hoje tem coletiva do Eurico. Qual será a novidade que o nosso mandatário irá explanar hoje? Confesso que ficaria feliz se ele fosse anunciar a sua renúncia, mas como não acredito em papai e noel e em gnomos, acho que vem bomba aí. Poderia anunciar o Souza, mas aí seria sonhar demais. 

Saudações vascaínas. Política à parte, temos que lotar SJ amanhã, pois o Vasco é o nosso bem maior.

Valeu.

 


Compartilhe: