Blogueiros

HOME > duamaral

Caros amigos,

O primeiro turno do brasileirão se foi e o CRVG depois de um começo bom já se aproxima perigosamente da zona de rebaixamento mais uma vez. Ou seja, o nosso pesadelo sem fim volta a rondar as nossas cabeças.

Tenho ouvido muitos comentários de torcedores e jornalistas com o intuito de tentarem explicar a queda de produção do time do Vasco no Brasileirão que abragem vários fatores: técnico retranqueiro, time fraco, escalações equivocadas, brigas internas e etc...

Acredito que talvez se tenha um pouco de cada dos itens elencados, contudo, ao meu ver o maior problema do Vasco não são os adversários e sim o próprio Vasco.

O Vasco vive mergulhado em problemas causados pela sua diretoria( presidência),  por parte da sua torcida organizada e ainda por jogadores que se acham acima da instituição.A crise política vivida anos a fio pelo time de SJ também ajuda a desistabilizar o clube e os reflexos no futebol são inerentes. A torcida organizada que encontra-se suspensa é responsável por prejudicar o futebol por várias vezes. Quem não se lembra do triste episódio em Joinvilhe no jogo contra o CAP que manchou a imagem do clube no cenário mundial a ponto da Nissan retirar o patrocínio ao Vasco, rendendo, ainda, uma punição com perdas de mando no ano seguinte quando o clube disputava a série B gerando prejuízo técnico e financeiro. Coisa parecida acontenceu recentemente em SJ o que gerou ao clube mais uma punição e prejuízo técnico e financeiro. A arrogância do atual presidente, principalmente, com alguns setores da imprensa e com a empresa televisiva que banca hoje,não só o Vasco,como a grande maioria dos clubes no Brasil, também gera uma imagem negativa com relação ao clube que o prejudica, principalmente, na hora de obter bons patrocinadores. Para agravar a situação alguns jogadores de nome, mas em final de carreira, ajudam a botar mais lenha na fogueira criando problemas dentro do clube e ajudando a desistabilizar a equipe.

Em suma, hoje tenho a plena convicção que o maior rival do Vasco não é o Flamengo, mas sim o próprio Vasco que afunda mergulhado nos seus problemas internos e sem pespectiva de melhora. No final do ano tem eleição e pelo andar da carruagem alguém acredita que exista uma pessoa ou um grupo de pessoas capazes de pacificar o Vasco, unindo o clube em torno de um projeto vencedor e não apenas visando projetos pessoais? Como já disse várias vezes neste blog, não faço parte da política do clube, mas não vejo uma união em torno de um nome capaz de reformular o clube o colocando no século 21 e resgatando a sua grandeza de fato, não só com bravatas.

Temo mais uma vez que o cenário acima descrito venha nos impingir um novo rebaixamento,o que seria catastrófico para um clube que por culpa própria vem se apequenando a cada ano. Já passou da hora do Vasco decidir o seu destino. Diretoria, oposição e torcida tem que entender que se quisermos ser novamente protagonistas no futebol brasileiro temos que primeiramente olhar para o clube e não para o próprio umbigo ou senão daqui a alguns anos não terermos mais um clube de futebol para torcer, pelo menos na elite na futebol. 

Espero que o time tenha pelo menos paz para tentar desenvolver o trabalho que será arduo neste returno, para no mínimo nos mantermos na elite, e depois, ano a ano, degrau a degrau comerçarmos a trajetória de volta ao topo do futebol brasileiro.

Saudações vascaínas, 


Compartilhe: