Blogueiros

HOME > ivanmaia

Se você é jovem e nunca viu um ídolo vascaino em campo e, quando muito, tem visto, raramente, alguns videos de craques do passado, este artigo é para você.
Para os mais antigos, dói ver o clube entregue a pessoas ultrapassadas e de idoneidade duvidosa. Hoje vemos dirigentes e apoiadores que conhecem a tradição do Vasco e viveram momentos gloriosos, mesmo que não tenham sido responsáveis por eles, a administrar o Vasco como se fossem donos dele. Eles lembram muito bem o que é ver o clube disputando torneios importantes e com possibilidades de ser protagonista, não meros participantes. Éramos um celeiro de craques e, quando não os tínhamos, os atraíamos. Hoje, atletas se ponta, técnica e fisicamente, evitam passar pelos portões de São Januário. Hoje, a crise é de credibilidade, e idoneidade.
Caros jovens torcedores do Vasco, precisamos que leiam sobre a história do clube. Saibam quem foram nossos ídolos e quais foram os muitos momentos de glória do clube. Se não nos inspirarmos nesses ídolos e nesses momentos, jamais voltaremos a nos destacar como um clube único e diferente. Sim, porque o Club de Regatas Vasco da Gama é diferente de todos os que foram criados por aqui.
A Internet existe para isso. Todos têm acesso a informação. Precisamos valorizar nossa história e criar nosso "Hall da Fama Vascaino". Não adianta manter sala de troféus em São Januário, precisamos transmitir nossa tradição oralmente, por todo o país. Fico abismado com o desconhecimento que o torcedor vascaino tem sobre suas origens e tradições, sobre seus ídolos e vitórias.
Interessa aos egoistas e aproveitadores, manter a torcida alienada. Assim, fica mais fácil gerir o clube como se deles fosse. Manter a torcida irritada, dividida, porém idiotizada, fica mais fácil dominar. Uma torcida irritada sai do prumo e perde a razão. Isso lhes interessa. De culpados, passam a vítimas.
Bela torcida, gigante de norte a sul, não dêem a esses maus vascainos a munição que necessitam para fugir de suas responsabilidades.
Assim como tentei valorizar a tradição, imploro que não nos esqueçamos dos culpados e o punamos da única forma que eles sentem: afastando-os do poder, eliminando sua influência maléfica. E isso se faz através de instrumentos legais, nunca pela força. Só os sócios têm essa força.
Tradição, bela história e vitórias, são nossos orgulhos. Informe-se.
Da próxima vez falarei sobre a estrutura administrativa do Vasco e como seu Estatuto (ultrapassado e manipulável) mantém a democracia do lado de fora dos portões de São Januário. E mais sobre nossa história.

Compartilhe: