Blogueiros

HOME > mariotorreiro

Todos nós vascaínos, e realmente só interessa a nós, sabemos que uma série de fatores levou o nosso Vasco a essa situação vexatória que vem perdurando por 8 anos, e sabemos que o maior fator é administrativo / financeiro (não exatamente nesta mesma ordem). Porém, partindo do pressuposto que temos o time que podemos ter e, na minha humilde opinião, não temos um time pior do que o do Botafogo (5º lugar na série A), por exemplo; gostaria de me ater hoje, ao time do Vasco, deixando de lado um pouco o lado extra campo.

Há muito tempo, muito tempo mesmo, diria desde Juninho Paulista (ou seja, início dos anos 2000), eu comento entre amigos, em especial vascaínos, que os elencos do Vasco vem se perpetuando nessa década e meia, por não ter um jogador de velocidade, que faça uma ligação em rápida do meio campo com o ataque, esse pra mim é o maior calcanhar de aquiles do Vasco nos últimos anos, mesmo o Vasco de 2011/2012 (bons times), não primavam por velocidade na transição, até porque com Diego Souza seria impossíve; e no futebol de hoje isso é fundamental meus amigos.

Vejam, por exemplo, a diferença do Internacional com e sem o Valdívia, que apesar de não ser extremamente veloz é ágil. Caso tenham visto ontem (05/11) o jogo entre São Paulo e Corinthians e tenham reparado (impossível não reparar) na atuação do Cuevas, é exatemente a isso que me refiro, a atuação do Cuevas neste jogo reflete bem o tipo de jogador ao qual me refiro, esse tipo de cara faz muita falta no Vasco. Vascaínos, eu tanto acho ser relevante e coerente o tema, que o Atlético-MG, multi campeão nos últimos anos, tem três, isso mesmo, três caras com esse estilo (Cazares, Luan e Otero) e ainda tem o Clayton que volta e meia faz essa função, tira esses caras do time do Galo e depois me diga o tamanho do estrago.

Voltando ao Vasco, é um time extremamente moroso, burocrático, lento, mas lento de dar nervoso. Existe alguma coisa sutilmente parecida a rapidez, quando a bola cai no Douglas, mas insuficiente. Não tem como vencer barreiras de times que jogam contra o Vasco como sendo os jogos da vida deles, e são, com tanta lerdeza. Nesse elenco aí, esqueçam, não adianta, não tem ninguém com essa característica, não to falando de corredores como Éder Luis, Caio Monteiro e Cia, estou falando de jogadores que pensem em velocidade, velocidade não só de deslocamento, mas também de reação, para fugir da marcação com a cabeça às vezes (um passe pra gol) e não somente com as pernas, afinal não é de entregar a bola a domicílio que eu estou falando.

Sabemos, que o Vasco tem que ir ao mercado e comprar, comprar bem eu diria, primordialmente alguém com essa característica, e não vejo alguém disponível assim, aqui no Brasil; então, creio que nos reste o mercado sul americano, que é farto em jogadores com esse estilo e baratos, dada a condição sócio econômica dos países vizinhos, acreditem, piores do que a nossa. Então, Vasco, abra o cofre, cate seus caraminguás e aposte certo, e em um ou dois caras velozes, porque com essa lerdeza aí dos últimos 15 anos, o rolo compressor vai passar de novo, e pela quarta vez será que a gente aguenta?


Compartilhe: