Blogueiros

HOME > willeglau

Tudo normal. A derrota de ontem de 3 x 0 para o mediano São Paulo trouxe à tona um pensamento que afundou o Vasco no campeonato brasileiro: de que o time é melhor do que realmente é. Jorginho disse na entrevista de ontem que nós, torcedores e jornalistas, avaliamos as decisões muito em cima do resultado.
Em alguns casos é verdade. Mas, no caso de ontem, era tragédia anunciada: Era jogo pra 0x0 suado ou derrota contundente. Sabendo que o São Paulo descansou na última rodada do brasileiro tendo uma semana inteira só pra treinar, é claro que viriam com tudo no jogo de ontem. Jorginho deveria saber disso. E sabia. E, sabendo que teria os contra-ataques, resolveu escalar Andrezinho, Nenê, e Herrera para puxá-los? O problema é achar que o time de repente foi de sapo a príncipe em duas semanas. Sabemos que o time não é um "sapo", mas de "príncipe" não tem absolutamente nada. É no máximo esforçado e, sabendo de suas limitações, tem conseguido bons resultados, mas é só. O Vasco pagou pela soberba. Não que o São Paulo seja imbatível ou tão superior assim. Normal perder no Morumbi para um grande time. Mas só o Vasco consegue perder partidas cometendo os mesmos erros que nos custaram vários pontos, quiçá a permanência na Série A. E quando digo erros, falo especificamente do treinador. Ontem, podem jogar a derrota na conta dele. Escalou muito mal e mexeu mal. Simplesmente não conseguiu fazer a leitura do jogo. Bruno Gallo e Luan também fizeram uma partida abaixo da crítica, erraram quase tudo.

A verdade é que o Vasco, agora, tem que esquecer a Copa do Brasil. Quarta-feira que vem, escala o time reserva e parte com tudo no Brasileiro. É hora de voltar as atenções para o futuro. Do campeonato e do clube.

O Vasco não pode, em hipótese alguma, pensar em jogar no contra-ataque. Não tem velocidade pra isso. E a defesa se desespera quando joga contra adversários que pressionam. No primeiro turno, cansamos de tomar passeio por jogar retrancado contra times ofensivos. O Vasco só conseguiu vencer ou empatar jogos em que jogou de igual para igual. Alguém se lembra de algum gol feito pelo Vasco em contra-ataque esse ano? Se o Vasco ainda quer se livrar do rebaixamento, que infelizmente já é uma realidade, vai ter que focar no futuro pensando no passado. O que deu certo? Pressionar e pressionar até sair o gol. É só ver que o Vasco venceu quando saiu na frente no marcador. O que deu errado? Jogar na retranca. Não conseguimos sequer empates quando jogamos assim, e em alguns desses jogos o Vasco não viu a cor da bola.

Domingo a possibilidade de vencer é grande. Contra o Flamengo, o Vasco não ficar atrás e vai sair pro jogo. Só que o cansaço vai bater no segundo tempo e o Vasco vai se fechar. Se não conseguir fazer gols no primeiro tempo, o Vasco perde a partida. Como sabemos disso? Olhando o passado e imaginando o futuro. É só o que resta...

Compartilhe: