Blogueiros

HOME > willeglau

Quem disse? Quem disse?
Foto: Globoesporte.com

Engraçado como a mídia tem um poder enorme de manipular tendências e fazer contribuir para que as coisas aconteçam exatamente como ela quer.

Já há algum tempo, temos a participação de "matemáticos" que dão a tona do Campeonato Brasileiro, principalmente na reta final. O mais conhecido deles, o tal Tristão Garcia. Falando especificamente do Vasco, esse mesmo "matemático" cravou na última rodada que o Vasco tem 99% de chances de ser rebaixado. Eu também acho que a situação do time é muito difícil, mas a pergunta é: com base em quê o cara publica um número desses e com qual finalidade? Primeiramente, vamos analisar como é que esses "matemáticos" chegam a esses números.

Os cálculos têm base no estudo de probabilidades. Mas na probabilidade matemática, funciona mais ou menos assim: "No lancamento de um dado não viciado, qual a probabilidade de sair o número 1?" A resposta: Um dado tem 6 lados; A chance de sair o número 1 é 1 em seis (ou 1/6). Isso dá algo em torno de 17%. Isso é a mais pura probabilidade.

A matemática é uma ciência exata: Só leva em consideração os números, mais nada. Pela matemática pura, quais são as chances do Vasco se livrar do rebaixamento? 100%! Matematicamente, o Vasco pode ganhar as próximas 15 partidas e fazer 59 pontos. Algum time já foi rebaixado com 59 pontos? Não.

Mas a probabilidade dos "Tristões Garcia" da vida leva em conta uma série de fatores, muitos deles nada a ver com matemática. É Estatística. E aí é algo que pode ser facilmente manipulado pra pressionar ou favorecer alguém... Por exemplo, os cálculos de probabilidade de rebaixamento, G4 ou título têm a ver com a performance atual do time, desempenho fora e dentro de casa, tabela, enfim... Se observarmos a performance do Vasco no primeiro turno, fez apenas 13 pontos. Seria lógico imaginar que, mantendo o aproveitamento, o Vasco faria apenas 26 pontos em todo o campeonato. Pelo histórico, mais que suficiente pra ser rebaixado. Assim, nem precisaria mais disputar o campeonato, as chances são 100% de cair. Mas se fosse assim, o Flamengo terminou o primeiro turno com 23 pontos. Em tese, faria 46 pontos no campeonato. Chance nenhuma de cair, mas o "matemático" atribuiu 1% de chance. Só que o Flamengo ganhou 4 partidas consecutivas. Poderia ter perdido as 4 e aí estaria parado nos 23 pontos. No Z4. E esse mesmo matemático já diria que as chances são de 50%. Com a mesma quantidade de partidas a serem realizadas, mesmo time, mesma tabela... tudo igual. Isso não é matemática. Nem estatística. É apenas a opinião oportunista de alguém que só avalia o momento. Mas futebol não tem lógica, não é ciência exata. Não dá pra resumir em números. Qualquer tentativa em fazer isso serve apenas para atender a interesses em prejudicar a auto-estima dos ameaçados e elevar o ego de quem está na frente. Só isso.

Se me perguntarem... Acho que o Vasco cai e o Corinthians será o campeão. Pode ser diferente? Claro que pode. Tudo pode. O que não pode é acreditar em tudo o que publicam e achar que tudo está perdido (ou ganho) por causa disso. O Vasco vai cair, não porque um "matemático" disse que vai, mas é o que os acontecimentos mostram. Diretoria antiquada, jogadores sem brio algum e uma série de equívocos. Que os jogadores entrem pra vencer as 15 partidas que restam. Tem 33% de chance de isso acontecer. Ou não?

Compartilhe: