Blogueiros

HOME > willeglau

Ontem Jorginho definiu os jogadores relacionados para o jogo de hoje no Morumbi, contra o São Paulo baseando-se em dados do contestado CAPRRES (Centro Avançado de Prevenção, Reabilitação e Rendimento Esportivo). Enquanto isso, nós torcedores estávamos indecisos: seria melhor poupar o time e concentrar forças para escapar do rebaixamento ou tentar esse título da Copa do Brasil que seria um alento nesse ano tenebroso?

Não conheço pessoalmente o CAPRRES, tampouco conheço anatomia humana, medicina ou fisioterapia. Mas se os dados do CAPRRES informaram que praticamente todos os jogadores estavam em condições de jogar, uma análise do elenco e dos jogadores que atuaram nas últimas partidas mostram que a decisão pode ter sido a mais correta mesmo.

O time base que deve jogar hoje deve ser: Martín, Madson, Luan, Rodrigo e Júlio César; Serginho, Bruno Gallo, Júlio dos Santos, Andrezinho e Nenê; Herrera (Riascos). Desses jogadores, apenas Madson, Luan e Nenê poderiam estar desgastados com a sequência de jogos. Mas Madson e Luan são jovens e se recuperam rápido. De resto: Martín Silva ficou várias partidas sem jogar e ainda não jogou contra o Cruzeiro semana passada, e o desgaste para goleiros é muito menor; Rodrigo descansou no último fim de semana, assim como Júlio dos Santos; Serginho não joga domingo por estar suspenso; Bruno Gallo só fez 4 partidas pelo Vasco até agora, não pode estar desgastado; Andrezinho voltou a jogar 90 minutos apenas no último domingo; Herrera poucop tem jogado e Riascos nem isso. Assim, o risco maior é Nenê, mas em sua última entrevista ele disse que que queria jogar. Essa é a atitude que esperamos de jogadores que vestem a camisa do Vasco e não os famosos "chinelinhos" contratados (ou 90% contratados, sé é que me entendem) recentemente.

Além disso, o Vasco tem terminado as partidas bem fisicamente, sem levar sufoco. Pelo contrário, contra o Cruzeiro, no Mineirão, O Cruzeiro andou em campo no fim do segundo tempo enquanto o Vasco poderia ter vencido o jogo no final e pressionou o tempo todo. Assim, achei correta a decisão de levar força máxima. Rafael Silva foi poupado, mas aparentemente nada que comprometa para o jogo contra o Flamengo.

CAPRRES à parte, se o Jorginho entrar com o time citado acima, estaremos bem tecnicamente no quesito fundamentos, talvez até fisicamente bem, mas estrategicamente muito mal. Todos sabem que o São Paulo vai vir pra cima, e segurar empate em 0 x 0 acaba não sendo bom resultado pra quem joga fora de casa. Assim, a melhor saída seria jogar nos contra-ataques, mas difícil imaginar isso com Júlio dos Santos, Andrezinho, Nenê e Herrera em campo. Se essa for mesmo a escalação, não podemos esperar nada que não seja um empate suado ou derrota.

Espero mesmo estar errado, mas em um dos meus posts aqui no blog dei palpites nos jogos do Vasco a partir do confronto com o Atlético-PR (http://supervascainos.com/blog/willeglau/antes-da-ilusao-a-reflexao/). A única preocupação de acontecer uma derrota hoje é como ficará o psicológico desses jogadores para a sequência do brasileiro. Se esses jogadores perderem a confiança novamente, a vaca vai para o brejo e nem o tal CAPRRES será capaz de fazer alguma coisa.

Compartilhe: