Blogueiros

HOME > willeglau

Muito se falou a respeito da média de idade do time do Vasco ser a maior do campeonato. Isso é, sem sombra de dúvidas, algo a ser reavaliado para o próximo ano, independentemente de disputarmos Série A ou B. Mas o problema é que superestimamos fatores como idade e nos esquecemos de que no futebol ainda prevalecem a técnica e a experiência (alguém aí pensou em erros de arbitragem?). E isso, esse time tem de sobra (inclusive erros de arbitragem contra).

Numa rápida pesquisa e claro, evitando comparações cruéis, dei uma olhada no time da Juventus, vice-campeã da UCL esse ano. Tinha muitos jogadores acima dos 30 anos: Buffon, Evra, Pirlo, Chiellini,Tevez... Claro que são jogadores de nível mundial, mas ninguém questionava a idade deles. Só importava o desempenho.

Ontem ficou muito claro como o time ganha opções com Nenê e Andrezinho em boa forma. O primeiro fez o gol logo aos 2 minutos de jogo, após belo passe de Andrezinho para Madson, que cruzou (errado, como sempre) e contou com a furada de Durval e Ferrugem desviando o chute: 1 x 0. Andrezinho ainda fez o cruzamento para o gol do Rafael Vaz, que ontem jogou de zagueiro e volante, no início do segundo tempo. Enfim, voltamos a vencer no campeonato sendo que a equipe tinha quase a mesma média de idade da equipe que vinha tomando surra de todos os lados. O que mudou? Qualidade e mentalidade. O Vasco agora entra pra vencer e antes entrava pra não perder. O time anterior havia entregado os pontos, mas esse time não se entrega nem mesmo quando joga fora de casa, muito menos em casa. O time anterior não marcava e nem criava chances de gol e, nas raras chances que tinha, desperdiçava. Esse atual time marca bem e cria muitas chances, desperdiça algumas, mas faz os gols que precisa.

Ontem o Vasco entrou com 5 jogadores acima dos 30 anos: Martín, JC, Andrezinho, Nenê e Leandrão. Venceu, e poderia ter vencido melhor. Se idade fosse o problema, era só entrar com o time Sub-20 e não teríamos problemas. Mas os velhotes deram conta do recado. Alguém acha o Jordi melhor do que o Martín? Christianno melhor do que o JC? Alguém sente falta do Jhon Cley? Prefere Thalles ou Leandrão? Pois é, as respostas são óbvias. O Vasco vai se salvar? Essa resposta não é tão óbvia. Se mantiver esse nível de atuações, se salva sim. Mesmo perdendo alguns jogos . Sim, ao contrário do que dizem os críticos, o Vasco ainda pode perder. E que a torcida tenha paciência quando isso acontecer e continue acreditando. O novo velho time pode surpreender, com jovens e idosos em campo. E que os jovens e idosos torcedores façam sua parte.

Compartilhe: