1 comentário(s)

Supervascaínos
  • Somos vascaínas e vascaínos (sócixs-estatutárixs, sócixs-torcedorxs e/ou torcedorxs de arquibancada) que desejam contribuir com a vida política e a História do Club de Regatas Vasco da Gama. Para isso, lançamos o grupo político Resposta Histórica no dia exato em que comemoramos o principal marco de luta do nosso Club e que nos serve de inspiração para nomear o movimento.

    Há 95 anos, José Augusto Prestes, presidente do Vasco, contando com o apoio unânime da Diretoria do Club, respondia de forma honrosa e firme às exigências impostas pela AMEA (Associação Metropolitana de Esportes Athleticos), negando, assim, a participação no campeonato organizado por essa associação e permanecendo com jogadores negros e operários em seu plantel. Hoje, resgatamos a Resposta Histórica para nos colocarmos diante do atual contexto político do Club, afirmando que Democracia, Liberdade, Inclusão e Igualdade são marcas da história vascaína e serão a base da nossa atuação no Club.

    Assim, nosso objetivo será resgatar dentro do Vasco as suas raízes populares e democráticas, que o motivaram a trabalhar pela inclusão dos operários e dos negros no esporte, até então, uma atividade reservada à elite da sociedade carioca que foi convulsionada pelo surpreendente título vascaíno no campeonato de 1923. A perplexidade dos clubes representantes da elite carioca diante da vitória de um time composto, basicamente, por negros e operários gerou uma série de atitudes discriminatórias, que culminaram na fundação da AMEA.

    A Resposta História foi uma digna atitude do Club que nasceu entre imigrantes em 1898 e já em 1904, elegia um presidente negro: Cândido José de Araújo. O mesmo Club que negou a transferência de sua Sede para a Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, para manter-se próximo da sua base social na Zona Norte e Zona Portuária. O Club que elevou o nome do futebol brasileiro ao cenário internacional sendo o primeiro campeão sul-americano em 1948. O Club que atuou com pioneirismo na profissionalização do futebol feminino e revelou Marta ao mundo, a única pessoa a ser eleita por seis vezes o(a) melhor jogador(a) de futebol do planeta, até a presente data.

    Desejamos, portanto, que nosso movimento possa representar com fidelidade e dignidade esses marcos históricos do Club diante do cenário atual no futebol, na sociedade brasileira e no mundo. Que o Vasco permaneça Gigante e que possamos responder aos desafios do tempo presente à altura da grandeza histórica do Club de Regatas Vasco da Gama!

    Rio de Janeiro, 07 de abril de 2019

    ​https://www.respostahistorica.com.br

Deixe seu comentário

ANTES DE ESCREVER SEU COMENTÁRIO, LEMBRE-SE: não publicamos comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Confira nossas regras de uso!

Enfrentando dificuldades para comentar? Clique aqui e entre em contato.

Deixe seu comentário

O comentário é de responsabilidade exclusiva do autor. Leia os termos de uso para ver as regras de publicação. Caso ache algum um comentário que viole as regras, denuncie na nossa página de contato.