1 comentário(s)

Supervascaínos
  • Sinceramente e, com todo respeito, na minha modesta opinião, não existe mais esquema fixo no futebol de hoje. Nem para um jogo específico, nem para outros jogos, nem para a temporada. Não existe mais time estático.
    A primeira pergunta que faria seria a seguinte:
    - Como se ter um esquema fixo se até o centroavante volta marcando?
    A segunda seria:
    - Como se ter um esquema fixo se o treinador adversário mudar na última hora seu estilo de jogo? Como vou segurar o time dele conservando um esquema?

    Um time hoje em dia, na minha modesta opinião é um esquema no minuto 10 e no minuto 35, por exemplo, pode ser outro, dependendo do andamento do jogo. Assim como no minuto 20 do segundo tempo ele pode voltar ao que iniciou o jogo ou se posicionar com um outro esquema diferente dos anteriores.

    Penso que se joga hoje com um esquema-base que possibilite ir alterando a forma de jogar de acordo com as necessidades do jogo, as ações do adversário e o material humano planejado para aquela partida.
    Por exemplo, se você entra em campo com um 4-4-2, você tem que ter em campo, de preferência, atletas que possam ser deslocados pra formar um 4-5-1, ou um 4-3-3, dentro daquele jogo. Ou formarem uma linha de 3 na zaga em determinados momentos.
    Mas tudo vai depender da situação e do adversário.

Deixe seu comentário

ANTES DE ESCREVER SEU COMENTÁRIO, LEMBRE-SE: não publicamos comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Confira nossas regras de uso!

Enfrentando dificuldades para comentar? Clique aqui e entre em contato.

Deixe seu comentário

O comentário é de responsabilidade exclusiva do autor. Leia os termos de uso para ver as regras de publicação. Caso ache algum um comentário que viole as regras, denuncie na nossa página de contato.