1 comentário(s)

Supervascaínos
  • Bom dia para todos! Estou bastante contente com a classificação e garantia do acesso ao Vasco da Gama à divisão de elite do futebol brasileiro. E eu espero que nela permaneça e que nunca mais saia.

    Com relação ao Campeonato Estadual, sou de um tempo em que esta competição era muito valorizada. Não concordo com a ideia repugnante de a competição funcionar como um mero laboratório de pré-temporada. O nome disto é burrice!

    Eu acho que num País de dimensões Continentais como o nosso, deveriam haver três tipos de competições: as Estaduais; as Regionais e as Nacionais. E tudo numa sequência lógica: as Competições Estaduais funcionando como degraus de acesso para as Competições Regionais. As Competições Regionais funcionando como degraus de acesso às Competições Nacionais. E estas, continuam como degraus de acesso às Competições Internacionais.

    O formato do Campeonato Estadual teria que ser o mesmo, para todos os Estados. Todos começando e terminando em datas predefinidas. Aí eu acho que poderia ser criada mais uma Competição Regional, diferente de Copa do Brasil, à qual eu chamaria de Copa dos Campeões Estaduais.

    Nesta, como o próprio nome sugere, teriam acesso os Campeões de todos os Estados. E mais alguns melhores colocados por índice técnico de acordo com os Campeonatos Estaduais mais valorizados.

    O Campeão desta Copa estaria habilitado a disputar uma Pré-Sul-Americana, com o último colocado do Campeonato Brasileiro que estivesse habilitado a também disputar a Pré-Libertadores.

    A Copa do Brasil continuaria exatamente conforme está, sendo uma Competição Nacional com acesso direto à Copa Libertadores.

    Depois, seriam criadas as Copas Regionais. A Copa Norte; A Copa do Nordeste; a Copa Centro Oeste; a Copa Sudeste e a Copa Sul. O Campeão da Copa Norte; o Campeão da Copa Centro Oeste e o Campeão da Copa do Nordeste, disputariam um triangular de acesso, onde o vencedor deste triangular teria acesso a uma vaga numa Pré-Sul-Americana, que seria disputada com o penúltimo colocado do Campeonato Brasileiro que estivesse habilitado a esta vaga. O Campeão da Copa Sul enfrentaria o Campeão da Copa Sudeste. E o Campeão deste cruzamento disputaria uma seletiva de acesso a uma Pré-Libertadores, com o penúltimo. colocado do Brasileiro que estivesse habilitado a esta vaga.

    Aqui a justificativa da Pré-Libertadores se justifica pelo fato de que estas regiões reúnem o maior número de clubes com as conquistas com o histórico de conquistas mais significativas. Daí o tratamento mais diferenciado.

    Claro que o formato destas competições regionais teria de ser reformulado e uniformizado com igual número de equipes. Se for necessário, incluir as segundas melhores colocadas por índice técnico, até perfazer um número mágico de oito equipes. Os jogos teriam de ser em formato de competição de tiro curto, ida e volta. ou então em jogo único.

    O Campeonato Brasileiro seria mantido no atual formato de pontos corridos. As demais competições não estariam abrangidas por este formato.

    Agora, vamos começar a Copa do Mundo. Agora, é que a 777 tem de agir, e acelerar o planejamento para o próximo ano. Preparar a barca para zarpar, para libertar espaço na folha para a contratação de novos jogadores.

    Eu penso que os jogadores que são ativos do clube, aqueles que são das nossas divisões de base, a maioria deveria ser emprestada para outros clubes. Por exemplo: os goleiros: Fintelmann; Halls; Alexander; Os Zagueiros Ulisses e Miranda; Zé Luís; os atacantes Figueiredo e o Gabriel Pec. Além do Vinícius Paiva e do Mathias Galarza, que retornam de empréstimo. Uma parceria com algum clube português seria uma boa alternativa. Por exemplo, com o Vasco da Gama de Sines, com o clube português se responsabilizando pelo pagamento dos salários. O Juninho também seria incluído nesta lista.

    Deveriam ficar os jogadores: Andrey Santos, Marlon Gomes e Eguinaldo. Ou então emprestar este último para algum outro clube, para ganhar mais rodagem.

    E a barca seria: Mathias Ribeiro; Léo Matos; Gabriel Dias (LD); Danilo Boza; Quinteros; Luiz Henrique; Edimar; Zé Gabriel; Matheus Barbosa; Raniel; Bruno Tubarão; Fábio Gomes; Sarrafiore; Zé Santos; Érick Zé Santos. Não sei se me esqueci de alguém.

    Ficariam: Thiago Rodrigues; Anderson Conceição e Yuri Lara. Mas não para serem titulares. Apenas para compor elenco.

    Um treinador de ponta se faz necessário. Eu iria sugerir o nome do Sampaoli. Um treinador com currículo vitorioso e que saiba trabalhar com os jogadores das divisões de base.

    Promover: o LD Paulinho; o LE Julião; Recuperar o para que este ganhe massa muscular; Ryan; e o Zuccarello. E contratar Laterais decentes, que cheguem para serem titulares.

    Não estou à espera de medalhóes em final de carreira. E eu até acho que esta nem deve ser a política do Vasco. Contratações cirúrgicas, de jovens com potencial de crescimento. E valorizar os craques das nossas divisões de base.

    Quanto ao Nenê, façam um contrato de seis meses, até o final do Campeonato Estadual. Nenê é de fato, um jogador diferenciado. Mas tem que entender que com 42 anos, já está mais do que na hora de pendurar as chuteiras.

    Paulo Bracks e Carlos Brazil não têm condições de continuar no Vasco.

    Enfim, fazer uma faxina ampla, geral e irrestrita.

    Vamos ver o que nos aguarda para o próximo ano.

Deixe seu comentário

ANTES DE ESCREVER SEU COMENTÁRIO, LEMBRE-SE: não publicamos comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Confira nossas regras de uso!

Enfrentando dificuldades para comentar? Clique aqui e entre em contato.

Deixe seu comentário

O comentário é de responsabilidade exclusiva do autor. Leia os termos de uso para ver as regras de publicação. Caso ache algum um comentário que viole as regras, denuncie na nossa página de contato.