Blogueiros

HOME > VictorEmanuel

Torcida vascaína, é você mesmo, vascaíno de coração, de saco roxo, com o perdão da palavra, já que temos vascaínas mais viscerais que muitos marmanjos por aqui. Mas à nossa torcida, quanta amargura vejo em nossos corações.

Aos vascaínos em torno dos 30 anos a culpa é daquele fantástico período que vivemos de 97/2000, títulos e mais títulos, protagonismo incontestável. 

Aos vascaínos mais antigos, culpa de uma vida inteira de orgulho de sempre encimar as listas dos grandes clubes brasileiros.

Aos pesquisadores e conhecedores da história deste clube, um orgulho ainda maior, uma alegria por ser a mais bonita história de um clube de futebol!!!

Aos mais jovens, culpa dos três descensos, agravada por um período de ostracismo enorme em relação a títulos de expressão.

Seja por qual motivo for, mas a torcida do Vasco se tornou amarga, ranzinza, desesperançada, cabisbaixa.

Tenho três grupos de whats up onde tenho contato com os mais variados tipos de vascaínos, com diversificadas opiniões, diferentes conceitos de ordens táticas e técnicas, além de noções distintas de organização e comando administrativo, em todos os grupos há uma porção de vascaínos que são só lamentos e reclamações, são só indignação.

Não, não estou satisfeito em jogar pela terceira vez em sete anos a segunda divisão, não sou fã do jeito do Eurico administrar o Clube, principalmente no marketing e nas funções mais estruturais, como a de se conseguir fazer um superávit para pagar as dívidas e planos objetivos e realistas de aumento de capitação de recursos, com uma gestão responsável destes, além é claro desse novo programa de sócios que ainda não disse a que veio em relação aos torcedores extra Rio, e ao valor altíssimo das mensalidades para quem quer se tornar votante nas eleições do clube.

Mas isso não pode transformar a torcida em um bando de rabugentos.

O que temos para hoje é série b e Copa do Brasil, como foi o carioca, não venham me criticar por eu comemorar estar a 34 jogos sem perder, não venham me criticar por elogiar sim, essa gestão do Eurico, não por acertar nos planos de médio e longo prazo, porque nem sequer tenho conhecimento que eles existam, mas por fazer um time de custo relativamente baixo, ou pelo menos aceitável, cumprir os compromissos que se apresentam para a atual temporada.

Como escrevi na coluna a Cruzada da Redenção (http://supervascainos.com/blog/VictorEmanuel/a-cruzada-da-redencao/), o momento é da torcida apoiar o time, lotar estádios, demonstrar orgulho, sorrir para o elenco, bater palma para cada vitória, cada conquista. Tornar visível para todo o mundo o que para nós sempre foi óbvio, nossa torcida é gigante.

O clube precisa disso, não o atual presidente, é demonstrando força de norte a sul deste país que conseguiremos mais respeito e melhores negociações nos contratos de patrocínio.

Ingenuidade dirão alguns arautos da nossa história, torcedor modinha dirão outros despeitados, não quero o ódio nem o mal destes, mas espero em Deus que estejam errados, espero que os torcedores que, apesar de você, apesar do PT, apesar do PMDB, e do PSDB, apesar de tudo, apesar até de mim, são otimistas e dizem que amanhã haverá de ser outro dia!

Nos últimos quinze anos, começamos um período de amargura com o Eurico, lá em 2001, quando veio o baque, e de um time campeão brasileiro e sulamericano em 2000, caímos naquele arremedo de time de 2001, e a cada ano, mais decepção, mais humilhação, com eliminações na Copa do Brasil para, Baraúnas, Gama, XV de Campo Bom, jogadores como Tadic e Valdir Papel, e outras barangas tão horríveis quanto, ou até piores, credo, eu sei, é de arrepiar, é realmente de deixar um gosto horrível na boca, ter pesadelos.

A partir daí, graças as bravatas do Eurico e enfrentamentos irresponsáveis com quem ainda comanda o futebol, querendo ou não, é a televisão, já que é a maior fonte de recursos da maioria dos clubes, fomos de mal a pior, sem dinheiro, restou apenas ganhar no grito qualquer discussão de bar, pois no campo..... melhor nem lembrar, não é mesmo!?

Aí, para mim, a pior coisa que já aconteceu conosco, o desespero fez com que uma boa parte da torcida, e a maior parte dos sócios acreditassem que o Roberto Dinamite fosse a salvação administrativa para o Vasco. Fod....., bom vamos manter o nível, degringolou de vez, foi aberta a era da desesperança, pois, estávamos vendo um Clube já há muito tempo em declínio, apostar numa pessoa que tenho sérias dúvidas se consegue ao menos organizar sua gaveta de meias as separando por cores, para trazê-lo de volta no trilho do desenvolvimento, voltar a protagonizar no futebol nacional.

Fomos motivos de chacotas cada vez maiores, dois descensos, champs, o bem do futebol carioca, éramos a vergonha em pessoa, era para ter sido o nosso fim, não foi, ao menos não ainda, mas estávamos desesperançados, descobrimos que o Clube não precisa e nem terá um salvador da pátria, o Vasco precisa é de ressurgir como um todo, dirigentes, torcida, jogadores...

O momento era tão horrível depois dos dois mandatos do Roberto que o Eurico venceu as eleições com extrema facilidade, mesmo tendo sido possivelmente o maior responsável pelo início da queda do Grande Vasco da Gama.

Veio 2015, após uma série b melancólica, um ano para esquecer, e o Vasco, após 12 anos voltou a ser campeão carioca, a volta da esperança!?!?!? Nada como um brasileiro de dar medo até no Freddy Krueger para caírmos de novo em revolta e apatia.

O que sobra além disso!?!?? Nada! Clube quebrado, dirigente com ideias ultrapassadas, o time rebaixado, mais chacota, mais humilhação, passaríamos a ser atração de museu, ou biblioteca, parecíamos dinossauros em mundo moderno.

Aí, para surpresa de muitas pessoas, e até revolta de outras tantas, acontece o CAPRRES, o Nenê, Campo para treinamento, Bi-Campeonato carioca invicto, e esse começo de série b, quase perfeito...

Isso redimiu o Eurico!?!?!? Saímos da lama!?!?! É evidente que não, mas a mim pelo menos surpreendeu o que parece mudança de conceitos do Doutor, por exemplo, dar ouvidos aos idealizadores do CAPREES, dar voz à comissão técnica, e sabe Deus como, manter os salários em dia, se isso não é evolução, eu não sei o que é.

Ah, mas tivemos mais um descenso, sim, tivemos, fruto não do trabalho desta gestão, mas das duas que o Eurico teve antes do Dinamite e mais as duas deste último, essa atual gestão ainda tem muitos erros, mas é de longe a melhor dos últimos 15 anos.

Então, para o presente, para os objetivos que podem ser alcançados agora, neste ano, eu tiro o chapéu para o cara do charuto, tem feito um bom trabalho, é claro que me dá até arrepios em elogiá-lo tão cedo, ainda faltando 31 rodadas para o fim da série b, e tão no começo da Copa do Brasil, mas amargura não vai ajudar neste momento.

Entre a amargura e sua cura, eu prefiro amar ao Vasco, e apoiá-lo dizendo sempre, conte comigo!!!!

Eu prefiro acreditar que 2016 pode ser sim, o começo do tempo de Esperança!!!!


Compartilhe: