Blogueiros

HOME > VictorEmanuel

Mais uma marca profunda, mais uma cicatriz bem visível levamos na alma! Mais gozações, mais choro, mais lamento mais revolta, e eu pergunto a cada um de vocês isso vai fazer alguém aqui ser menos Vasco!?!?!?
Nenhuma cicatriz, nenhuma marca é maior para quem nasceu sob a Cruz de Cristo! Por mais doloroso que seja, por mais que estejamos agora procurando culpados e vilões para crucificarmos, xingarmos e queimarmos, temos que realizar, erguermos a cabeça e acreditar que superaremos mais essa queda.
Porque daqui a cinquenta anos, quando eu já estiver com meus netos no colo, e quando já estiver precisando da ajuda da minha filha para trocar minha fralda geriátrica, estarei com tantas rugas e tantas cicatrizes no corpo, e falarei de cada uma delas, sejam histórias tristes ou felizes, assim também falarei das minhas marcas da alma, sejam das histórias de títulos épicos ou de derrotas das mais doídas, porque somos produto do que vivemos, e não vivemos apenas felicidades.
Meus netos irão me perguntar como e porque amo tanto o Vasco e poderei dizer que amo o Vasco por sua história, porque é a história mais bonita do futebol mundial.
Quando me perguntarem como o Gigante se reergueu depois de três quedas em oito anos, baterei no peito e direi, porque eu estava lá, eu tomei o Club pelas mãos e não o abandonei, eu fui a muleta enquanto ele esteve manco, eu fiz parte dos que não o deixaram caído no chão.
Mas muitos poderiam me perguntar como posso ter tanta certeza de que o Vasco ainda existirá daqui a tantos anos, e eu respondo, enquanto nas veias ainda correr sangue, e o meu corpo ainda existir vida, o Vasco será imortal, sua história preservada, seu nome respeitado.
Então Vascaíno, você que resolveu acreditar, você que nunca abandonou o Club, chore se tiver que chorar, xingue se tiver que xingar, mas venha fazer parte da solução, vamos reerguer o Clube, não com um salvador da pátria, não no tapetão, até porque não somos tricolores e nem rubro-negros, esse Clube deve ser levantado por sua torcida.
Quem puder se associar, será bem vindo, quem não puder que saiba ao menos aí na sua rua, na sua cidade, entre os amigos, fincar o pé, bater no peito, e deixar bem claro que o sentimento só aumenta, porque a cada queda a nossa responsabilidade só aumenta, porque manteremos o Vasco imortal, não importa a divisão, não importa o quanto ainda sofreremos, este Clube não perecerá.
Há um tempo atrás, aqui mesmo no Supervasco, um colunista, por coincidência meu xará, o Vitor Roma, por ocasião de uma de nossas outras quedas, fez uma coluna a quatro mãos, porque estava como todos nós estamos hoje, “p” da vida, e mesmo ele que era defensor do então presidente, Dinamite, fez uma coluna desabafando, cobrando os responsáveis pela queda, foi uma coluna que ajudou a mim mesmo desafogar a garganta porque precisava de alguém dissesse e que fizesse chegar aos ouvidos da diretoria que a torcida não estava engolindo aquele rebaixamento calado, não íamos ficar parados.
Naquela oportunidade, o que a torcida precisava era de esbravejar e desafogar as mágoas mesmo, colocarmos todos os nossos demônios nos responsáveis, na diretoria e em boa parte daqueles pernas de pau que nos rebaixaram, mas hoje, após mais uma queda, e diante do cenário financeiro do futebol, o que urge é sabermos preservar nossa torcida, não os Vascaínos com mais de vinte anos porque estes estão consolidados, não acredito que ninguém dessa faixa etária para cima irá desistir do Vasco ou virar casaca, mas precisamos nos apoiar em nossa história e fazermos muito mais do que já fizemos até aqui, a palavra entre nós Vascaínos deverá ser união e reconstrução, seja lá com quem estiver a frente da diretoria, mirarmos novos corações infantis para perpetuarmos o Vasco imortal.
Então vascaínos, se nossa realidade hoje é segunda, que seja uma nova segunda, um novo Vasco, renovado.
Que essa queda nos traga de volta aquilo que nos faz gigantes, a união de uma torcida que trabalha pelo clube.

Compartilhe: