Blogueiros

HOME > alessandrosanbr

Caríssimos Torcedores Vascaínos e amantes do futebol, não é de hoje que o famoso gigante da colina histórica enfrenta e transpõe grandes barreiras dentro e fora de campo, mas gostaria de lembrar que dos mais importantes triunfos e conquistas, time e torcedor estavam juntos. Em 1923 a 1924 tivemos sérias dificuldades sociais, os ditos clubes grandes impuseram um critério de eliminação de atletas dos quadros dos times restantes, como por exemplo, alfabetização, mas esse era um modo de camuflar as suas ideias racistas, o Vasco não concordou com isso, manteve seu quadro, bem como os outros clubes, por isso não foi aceito na competição do seleto grupo, tendo que disputar um campeonato a parte com os demais, não era uma questão de divisão de futebol por critério técnico e sim social. Mesmo assim o Vasco continuou com suas convicções, e isso só o fez crescer.
Em 21 de Abril de 1927 o Vasco inaugura uma de suas maiores aquisições de sua imponente história, o então Estádio de São Januário (Que tem esse nome devido a principal rua de acesso ao Estádio), com recurso de seus torcedores. Até a construção do Maracanã, não podemos esquecer que era o maior do Brasil até então e foi sede da copa de 1950. Esse feito foi mais uma vitória, devido ao fato de que impuseram ao vasco que o clube deveria ter um estádio apropriado para disputar os campeonatos, pois bem, estava dada a resposta à altura!
Dentro de campo, não faz tanto tempo assim, no ano 2000 o Vasco disputou a copa Mercosul e todos os que tem até uns 30 anos hoje deve lembrar desse feito majestoso ocorrido no antigo Parque Antártica, pela final dessa competição decidida por Palmeiras e Vasco, numa decisão em Três Jogos emocionantes, mas o desfecho reservou a dose máxima de drama e êxtase aos torcedores.
Estávamos perdendo pelo placar de 3x0 no primeiro tempo, com um time apático, aparentemente entregue e com um a menos, Júnior Baiano havia sido expulso. No segundo tempo o clube entrou decidido a guerrear, como gladiadores lutando pela bola como se fosse a ultima coisa da vida, foram pra cima e diminuíram a vantagem do Palmeiras, gol a gol, com Romário, os dois Juninhos inspirados, Com um Viola Indiabrado, partimos pra cima do glorioso e respeitoso Palmeiras, dentro de seus domínios, e ao fim do jogo, praticamente a tantas do Juiz apitar, o Romário pega uma sobra e empurra pro gol, produzindo um gran finale de um ato que se chamaria de “A virada do Século”, a maior virada do futebol mundial em todos os tempos! Um verdadeiro milagre!
Não é novidade pra nós vascaínos, enfrentarmos dentro e fora de campo, diversas dificuldades, mas também não é novidade que nosso time tem história e tem experiência com grandes triunfos. Não podemos nos iludir com promessas de cunho político, daqueles que fingem amar o nosso clube e muitas vezes só enriquecem às custas do nosso Vasco, por outro lado não podemos punir nosso clube por causa deles, precisamos seguir acreditando nas grandes viradas, nos grandes milagres, afinal aqui é VASCO!
Jogo a Jogo, dia a dia, lotando os estádios, sufocando os adversários, empurrando o time, cantando até a rouquidão, vamos junto com o Vasco reafirmar que somos gigantes e sair dessa incômoda situação.
O Vasco também é o time dos Milagres!

Alessandro San

Compartilhe: