Blogueiros

HOME > JoseDelves

Delves. Delves.

Para quem acha que foi a primeira vez que o Presidente do Vasco, Senhor Eurico Miranda, empulha determinado jogador a um técnico - como agora com Escudero - ledo engano. É useiro e vezeiro, e nas entrelinhas sempre deixou claro ao longo dos anos.Tem uma virtude, se é que se possa chamar assim. É ditador e assume. Não gosto, mas lembrei de Rick e Renner. Cara de pau//você é/ cara de pau... 

Escudero foi o melhor presente de Natal Grego que tivemos o ano passado em matéria de contratação. Não vingou. Como não vingou por lugar nenhum por onde passou, e nem vingará nos subsequentes. Limitado. Muito. Todos já sabíamos, até o Presidente. Mas como todo mimado, não dá o braço a torcer, e quer que o papagaio aprenda a chamar a redonda por você, já em idade meia-boca para o futebol. Melhor ensinar o Louro José.

Qual técnico de primeira linha tivemos em gestões desse Senhor? Murici, Luxa, Felipão, ou outros de igual teor? Felipão de certa feita foi contatado, nem quis conversa. Todos conhecem a fama, e técnicos desse nível não aceitam ingerência. Nem do presidente do Real Madrid Luxemburgo aceitou, imagina se? Então vamos tocando de Severinos Quebra Galho.

Milton Mendes chegou aqui apenas com currículo teórico de cursos feitos no exterior, nada de prático como técnico á beira do gramado, nunca fez nome em clube nenhum, uma incógnita completa. Mas a princípio, pelas primeiras atitudes tomadas, poderia imaginar-se que era durão, não aceitaria palpites de Sêo "Nunga." 

Digo em relação ter expurgado Rodrigo do elenco, um erro crasso que sempre chamei atenção, e se confirma agora, e tentar fazer o mesmo com Nenê. Tal só não se concretizou, porque a torcida não deixou. Se tivesse saído, nesse momento estaríamos sem os três. Embora em relação a ele, não seria de todo mal. Sim. Qual técnico resiste em um time da dimensão do Vasco, com passado recente traumático de B, se a essa altura estivéssemos só com seis  pontos? É o que teríamos hoje sem Nenê. 

Que esse iria lhe dar tapas com luva de pelica, mesmo em princípio não jogando os 90, questão de tempo. Craques dessa estirpe, sempre vão aprontar. Mesmo com firulas, que quando dão certo, um abraço para os adversários. E quando não, abraço duplo, pois aquele montão de faltas que toma já nos deram/darão muitos gols, já que ao cobrá-las, sempre coloca na cabeça de um companheiro. 

Então, diriam, só de firulas, faltas, pênaltis e escanteios vive seu futebol? Lógico que não. Embora isso aí já seja um feito que time nenhum do mundo dispensa. Se pegar a percentagem do que esse time sobrevive de jogadas dele durante o jogo, dá uns 80% por baixo. Acham que o cidadão/treinador, Mendes o colocaria em campo no decorrer das partidas em que estava na reserva, se as coisas estivessem correndo bem? Nunca. Por ele, por essas horas, Nenê já estaria na Sibéria. E nós sifu.

O treinador quando chegou ao Vasco, com vaidade exacerbada, diplomas, terços e Bíblia embaixo do braço, achou que só o fato de ser assim/assim com o Homem lá de cima, vitórias lhe cairiam aos borbotões do céu. Mesmo que só com botinudos. Decerto porque o que mais se houve em Templos, é que essa será de quem lhe obedece fielmente. Só esqueceu de combinar com o resto da turma que também ergue os braços em homília em jogos de norte a sul por esse Brasil afora. Todo mundo com sovaco ao léu. Aliás, só aqui se vê essa patacoada. Em outros países, acontece, mas só com jogadores brasileiros. 

Nada contra. A não ser o fato de que se Ele for atender todos, todo jogo termina empatado. Que chatice! Campeão por número de vitórias, gols, em último caso moedinha, quem merece? 

Se Nenê fosse Zagallo, o puxaria a um canto, e sapecava - "VOCÊ TEVE QUE ME ENGOLIR!!!"

Está aprendendo a lição a duras penas. Mas ainda não de todo. O soberbo que "se acha," nunca entrega o abacaxi de vez. Engole aos poucos, homeopaticamente, até se colocar em seu devido lugar. Exemplo? No momento do gol de Nenê, vibrou? Disfarçou fingindo dar instruções a Henrique olhando prá outro lado de esguelha. Nem é com ele. Olhar 43. Que canastrão!

Outro. Tirou Nenê quando não deveria, pois ele àquela altura era a única chance por seu setor de matar o jogo, e colocou - quem, quem? - Escudero. Matou dois coelhos. Mostrou a nós quem é que manda - mesmo que por 8 minutos - e ainda agradou O Chefe.

Aliás, na hierarquia escalação, entre torcida, Chefe, ele, adivinhem quem manda menos? O durão perdeu a pose. Por pouco Rodrigo escapava. E nós desse tal Paulão.

Então, o que se depreende? Que o Senhor Milton Mendes tentou irresponsavelmente fazer do Vasco um laboratório, achando que se desse certo sem Rodrigo e Nenê, se consagraria. Não conseguiu. Já pensou se tal acontecesse com tantas e tantas barangas no elenco? Iria treinar o Atlético Madrid no lugar de Simeone, seu sonho. 

Sossegue o facho, Senhor Milton! Tirou "deploma" prá imitar o técnico argentino Simeone? Com tantos lá, como Guardiola, Mourinho, vai querer nos trazer a pior escola, a retranca, que aqui é mato? E o Atlético joga fechadinho, mas tá cheio de craques. Prá dar certo, tem que ter esses. 

Em qualquer esquema. 

 


Compartilhe: