Blogueiros

HOME > Leovelasco

Caros Vascaínos, 

Embora estejamos num momento de notícias positivas que dão uma maior esperança de dias melhoress para nosso amado Gigante da Colina, não está fácil se manter alheio ao momento futebolístico, com atuações pífias nos últimos dois jogos (LDU e Corínthians). Curiosamente esse é o maior desafio de nossa torcida: como mantermos um ambiente positivo e regastarmos nosso Vascão às glórias mesmo sem resultados expressivos no futebol, carro-chefe da nossa paixão. Este é um dos motivos que me levou a tentar escrever essa Cartilha do Vascaíno para me (nos) orientar a  levarmos nosso querido clube às vitórias que tanto ele quanto nós merecemos. Portanto, sem mais rodeios, vamos ao primeiro item: ser sócio torcedor.

Gostaria de ser mais técnico e mostar recentes notícias sobre nossa performance na quantidade de sócios torcedores do clube. No entanto vou focar em dois quesitos. O primeiro, estamos abaixo de todos os maiores clubes do Brasil e inclusive de clubes regionais como Sport, sendo que nosso número é quase metade dos sócio torcedors do Sport. Apenas recentemente ultrapassamos clubes como Ponte Preta e Remo. Ou seja, estamos muito mal.

Segundo ponto: temos cerca de 7 a 10 milhões de torcedores mas nossa quantidade de sócio torcedores não chega a 1%; nem um terço disso. A torcida do Vasco é uma torcida exigente e podemos dizer que os últimos 17 anos, mais especificamente os 10 últimos, tem sido muito ruins e sofridos. Agora, como explicar estarmos atrás de Botafogo e Sport? Eles tiveram melhor performance do que nós nesse período? Creio que não.

No primeiro ponto nos comparei aos outros clubes, no segundo já quero evitar comparações pois nós temos de ser pioneiros, assim como nosso clube sempre foi no passado. Temos de ter ações próprias para erguer nosso clube. Ações como o Vasco Dívida Zero. Nossa torcida sempre foi diferenciada e fazemos questão de dizer isso. Inclusive nos proclamamos muitas vezes maior do que a do Palmeiras e do São Paulo. Agora, agir para tal não fazemos. Temos primeiro de reconhecer que infelizmente nos tornamos, na grande maioria, uma torcida acomodada. Não estou aqui atacando a torcida, de maneira alguma. Mas somos responsáveis indiretos pelo o que aconteceu com o clube nessas quase duas décadas, pois não lutamos para reverter o quadro antes e também não nos organizamos da maneira como deveríamos para evitar tal decadência. Em todo o caso não vou me extender mais sobre esta parte do assunto. Não falemos de passado e sim do futuro.

O ponto é, o Vasco precisa e muito de sua torcida. Precisa que esta seja mais ativa, que sejamos sócio torcedor ou estatutário. É muito importante. Meu argumento para tal é o seguinte: o Vasco tem o poder de nos dar várias alegrias como pessoas, em família, entre amigos; é parte importante de nossas vidas. Sei que a condição financeira varia muito e nossa torcida é espalhada por todo o Brasil, com grande concentração fora do Rio. Mas será que não podemos economizar algumas “cervejinhas” para poder ajudar ao Gigante a nos trazer mais alegrias? Será que não podemos gastar entre R$14,98 e R$24,98 por mês nos planos mais básicos para termos mais alegrias? Enfim, acredito que estamos devendo nesse quesito. Embora não tenhamos recebido tantos motivos para nos associarmos, acredito que o Vasco merece esse esforço mínimo de nossa parte, que no final das contas nos dará muitas alegrias. Nesse quesito, nossa felicidade depende de nós!

Vou facilitar para vocês: http://socio-vasco.futebolcard.com/

Saudações Vascaínas!

Compartilhe: