Blogueiros

HOME > gutoribeiro

Saudações vascaínas,

No meu texto de ontem havia defendido que o empate seria um bom resultado para o jogo contra o São Paulo assim como acabou sendo contra o Cruzeiro fora de casa pelo Brasileirão. A diferença é que naquele jogo o Vasco entrou determinado a ganhar e acabou empatando. E assim deve ser a postura dos times grandes.

A constatação é simples. Quem joga pra ganhar, pode ganhar, empatar, ou perder ... mas, 90% das vezes quem joga pra empatar perde.

Chamar um adversário como o São Paulo, com jogadores como Pato, Ganso, Luís Fabiano, Michel Bastos (só pra ficar nos que já passaram pela seleção), pro seu campo de defesa é o que se pode chamar de suícidio. Foi o que o Jorginho fez, com requintes de crueldade.

A começar pela escalação com três volantes, e com Herrera isolado no ataque. Ou melhor, com quatro volantes e nenhum atacante, pois Herrera é o nosso "volante" do ataque. Corre, luta, briga, marca, dá de canela. Alguém podia avisar pra ele que ele deveria fazer gols, dar passe pra gols, e foi pra isso que ele foi contratado. Sozinho na frente, a chance dele que já é ruim conseguir fazer algo produtivo, era de 0,0%. Não precisava ser o Guardiola pra saber isso.

E sem querer cornetar, uma outra coisa que contribuiu pra derrota ontem, mas essa "acontece", é do jogo, foi que na minha opinião o Martin Silva, que já cansou de nos salvar e fazer defesas milagrosas, teve uma noite infeliz. Pra mim, ontem ele falhou nos dois primeiros gols.

No primeiro, estava muito adiantado. Pato foi feliz no chute, deram espaço pra chutar, ok, tudo isso é compreensível. Mas se o nosso grande Martin não estivesse tão adiantado, nunca tomaria aquele gol, daquela distância. E no segundo gol, ele dividiu sem vontade, aquela bola era dele no abafa, só poderia sair dele com ele sofrendo a falta, fato que ele reclamou mas que não ocorreu, foi ele que vacilou mesmo.

De qualquer forma, mesmo com estes dois vacilos, se o time tivesse entrado com dois atacantes, feito substituições mais felizes, buscando o jogo, teria chance de ter voltado de lá com um 2 a 1 ou com o empate, que dadas as circunstâncias nem seria um resultado tão ruim.

Pra finalizar essa noite de "Celso Roth" do Jorginho, as substituições foram péssimas. Nosso treinador não levou nenhum meia pro banco de reservas (nem tentem me convencer que Julio dos Santos é meia), tentou mudar colocando Julio dos Santos no lugar do Rafael Vaz, colocou o Thalles que ele mesmo já criticou por estar fora de forma e sem vontade ao invés de colocar o Renato Kayser, Romarinho, ou quem quer que fosse, e arrematou com a substituição do século, Herrera por Riascos.

Trocar Herrera por Riascos é como trocar nada por coisa nenhuma, trocar 0 reais por 0 dólares, mesmo com o dólar valendo cem mil reais ... Jorginho devia saber que na matemática qualquer coisa vezes zero, é zero. Obviamente, não deu em nada.

Hora de juntar os cacos, esquecer o jogo de ontem, voltar com a formação anterior, puxar de volta os jogadores que voltam de contusão, e armar o emocional do time para o jogo contra a mulambada. A vitória, devolverá o ânimo pra caminhada que segue. Uma derrota poderá trazer de volta toda a insegurança de semanas atrás e a coisa desandar, algo que nem devemos pensar.

Por conta disso, domingo é o jogo do século, o jogo chave da vida do Vasco no ano de 2015.

Ontem já foi, já passou, e domingo é dia do torcedor cruzmaltino lotar as arquibancadas e apoiar o Vasco contra nosso freguês do ano!

Meio a zero, gol de canela do Rafael Silva, já valerá carreata !

/+/ Saudações Vascaínas /+/

Compartilhe: