Blogueiros

HOME > willeglau

Vitória muito merecida contra o freguês ontem. A despeito da atuação do time não ter sido tão boa, do cansaço ter pesado no fim do segundo tempo, do gol incrivelmente perdido do Leandrão e do mole que o Madson deu no primeiro gol, vencemos e com autoridade. Otimismo à parte, é hora de colocar a cabeça no lugar e pensar: a situação ainda é crítica, mas é melhor do que nos outros anos em que o Vasco foi rebaixado.

Já devem ter ouvido falar no efeito dominó. Aquela brincadeira de empilhar várias pedras de dominó, uma atrás da outra e, ao derrubar a primeira, toda a fileira cai. Normalmente, a metáfora "efeito dominó" é usada para ilustrar que todo acontecimento é antecedido por uma série de fatores que desencadearam outros e, por fim, levaram a um determinado resultado final. Por exemplo, dois carros batem de frente em uma estrada. Isso aconteceu devido alguns fatores: Os dois motoristas tiveram que escolher, naquele mesmo dia, dirigir por aquela estrada, num momento compatível para que ambos se encontrassem, um deles (ou talvez os dois) precisaria ter perdido o controle do veículo ou cometido uma imprudência, ao ponto de que um deles (ou talvez ambos) não tivessem poder de reação na hora, causando a colisão. A imprudência deles, por sua vez, pode ter sido causada por falta de habilidade no volante, pressa, desatenção. Por sua vez algo motivou a pressa, a desatenção... e por aí vai. Na maioria das vezes, os resultados trágicos acontecem por causa de ações não-planejadas ocorrendo em sequência e falta de reação. Entenderam o sentido da coisa?

Eis que entre erros e acertos, o Flamengo sempre esteve em nosso caminho esse ano. Esses 6 pontos ganhos em cima do rival não foram ganhos apenas nesse campeonato. Começaram durante o falido Estadual e depois na Copa do Brasil. E esse pode ter sido o grande estopim de uma arrancada que parecia improvável, e ainda é difícil, mas perfeitamente possível. O urubu cansou de apanhar esse ano, e já entrou ontem com medo de perder. Mas o que teria acontecido se o Vasco, conforme alguns pregam, tivesse desistido da Copa do Brasil exatamente no confronto contra o rival? Provavelmente eles teriam se classificado e o Vasco, eliminado. Ontem jogariam com a responsabilidade menor de ganhar e provavelmente não teríamos ganho, e estaríamos mais longe de sair do Z4. E, por falar nisso o Vasco só está no Z4 porque não se planejou para o campeonato. Tragédia à vista? Depende da reação ou da falta dela.

Eis a chance de ouro de causar um novo efeito "dominó": agora seria a hora de jogar a Copa do Brasil contra o Sâo Paulo com um time completamente reserva. Explico: o Vasco ainda joga contra o São Paulo e, se eles se classificarem, provavelmente pouparão o time no brasileiro, inclusive contra o próprio Vasco. As chances de ganharmos lá aumentam. E ainda mantém a confiança do time titular em alta pra jogar tudo contra o Avaí, na Ressacada. A vitória é obrigação nesse confronto direto. Ainda faltam 10 pedras de dominó pra cair nessas dez últimas rodadas. E que, no final, o resultado seja o que esperamos. E que o último a cair não seja o Vasco...

Compartilhe: