Blogueiros

HOME > willeglau

Precisamos ser pragmáticos Precisamos ser pragmáticos
Foto: Google

As vitórias contra Ponte Preta e Atlético-PR com certeza serviram para diminuir o pessimismo e causar dúvidas aos corneteiros. Serviram também para dar confiança aos jogadores e alimentar as esperanças da torcida. Basta ao time agora ser pragmático e não se abalar com derrotas previsíveis e até aceitáveis.

A pessoa pragmática normalmente é vista como uma pessoa centrada, fria e com objetivos bem definidos. E é isso o que espera do Vasco a partir de agora: frieza. O time já passou por tudo de ruim que poderia passar - até o rebaixamento já está decretado por boa parte da mídia e dos críticos. Pior ataque, pior defesa, maior goleada sofrida, lanterna do campeonato, agressão da torcida e martelo batido: O 3° rebaixamento é inevitável. Pode não parecer, mas esse clima até ajuda: O time chegou tão ao fundo do poço que agora só resta subir e contar com alguns tropeços que irão acontecer, mas que nunca devem tirar o ânimo dos jogadores.

E o pragmatismo do Vasco tem que ser assim mesmo. O time não precisa ganhar 10 partidas seguidas. Nem sabe se precisará mesmo dessas 10 vitórias. Mas tem que jogar de forma inteligente e se preparar psicologicamente. O próximo jogo será contra o Cruzeiro, em Minas Gerais. Derrota nesse jogo é um resultado pra lá de normal e não deve fazer com que o time se desespere e que o Jorginho mude todo o time contra o Sport, em casa. Um empate seria ótimo resultado e uma vitória então seria lucro demais. Entrar com esse espírito durante o jogo pode tirar o peso das costas do time, já que a responsabilidade da vitória é do Cruzeiro. É segurar o jogo no primeiro tempo e contar com o desespero deles, que podem entrar na zona do rebaixamento de novo nessa rodada. É usar a mesma receita que nossos adversários já usaram contra nós. E ir com tudo pra cima do Sport domingo, já que eles têm dificuldade de jogar fora de casa e não venceram nenhuma nesse campeonato fora de seus domínios. Pode ser que no final de semana estejamos a apenas 4 pontos de sair da zona de rebaixamento. Isso seria um grande feito para um time que fez 13 pontos em 23 rodadas, fazendo 9 ou10 pontos (em caso de empate contra o Cruzeiro) em 4 jogos e que já ficou a 13 pontos de sair do Z-4.

Com objetividade, é possível sim escapar do rebaixamento. Também é muito possível não escapar, mas agora é hora de jogar fechadinho contra grandes adversários. O jogo tem 90 minutos. Faltam 13 jogos, e precisamos de pelo menos 8 vitórias. Não precisamos de saldo de gols, pois em caso de precisarmos de critérios de desempate, poderemos nos salvar pelo número de vitórias, já que o Vasco é o time que menos empatou no campeonato. O prognóstico é esse, e qualquer outra previsão feitas por especialistas e matemáticos são prognósticos pragmáticos e têm um objetivo bem definido: desanimar o time, a torcida e alimentar o ego de quem manipula a mente dos outros através dos meios de comunicação. A torcida também precisa ser pragmática: fria e com um objetivo em mente: ajudar o time a se salvar, custe o que custar. Acreditar tambpem é ser pragmático...

Compartilhe: