Blogueiros

HOME > wilsoncarlosfua

ECON. WILSON CARLOS FUAH ECON. WILSON CARLOS FUAH
Foto: ARQUIVO PESSOAL

                   JORGINHO E O SEU ELENCO MASTER

       Infelizmente parece que a torcida já está acostumada com esse time de segunda divisão e aceita ficar na Série B, sem protestar e acomodou mesmo diante do fracasso eminente e assiste pacificamente o time do Vasco caindo pela tabela como se nada estivesse acontecendo: no Vasco não há protesto, não há manifestação da “oposição”, até parece que todos têm medo do Presidente Ditador, que é o retrato da decadência e que está levando o Vasco à extinção e que se nada for feito, e que se o Vasco não conseguir voltar a Série A, seguira o mesmo caminho da Portuguesa de São Paulo.

       Alguns torcedores alucinados pelo Dr. Eurico e cegos diante da realidade que o Vasco vem passando, ainda se manifestam em sua defesa e dirá que o culpado são os Árbitros e os seus Auxiliares, que o culpado é a Imprensa e só falta dizer que o culpado é São Januário que não ajuda o time a subir.

        Jogos após jogos, e sofrimentos após sofrimentos,  vemos que Jorginho não tem perfil de Técnico para dirigir um time grande como o Vasco, porque ele é um treinador que abraça os seus jogadores Master em detrimento do esquema de jogo, e tenha certeza que ele vai manter a sua teimosia até o final, escalando Júlio César e Jorge Henrique, que não tem mais condições de jogar não só no Vasco, mas em qualquer Time grande do Brasil.

       Se o Vasco tivesse um Presidente de verdade, colocaria o Jorginho de castigo para assistir 100 vezes a gravação do jogo Brasil de Pelotas 2 X 1 Vasco, e ver principalmente as jogadas de Júlio César e Jorge Henrique, e para evidenciar que o 2º gol do adversário saiu nas costas do Júlio César.  Esses dois jogadores chegam a beira do ridículo, mas existe aquele ditado que diz: “ o pior cego é aquele que não quer ver”. E o pior é que esses dois jogadores renovaram seus contratos recentemente por mais alguns anos. 

      Vamos analisar o Time do Vasco por setor:

       1 – Defesa: só tem crédito o goleiro Martin Silva, pois os dois zagueiros de área estão a bater cabeça entre si em todos os jogos e ainda fazem lançamentos com estouros para frente e a bola retorna como “contra ataques”, os dois laterais estão no time pela teimosia do treinador, pois Júlio César não tem capacidade física e técnica para jogar 45 minutos, e aí, o Treinador Inventor coloca o Jorge Henrique para ajudá-lo e mata o ataque que fica com apenas um jogador, e o Madson que só joga para trás e virou apenas um batedor de laterais.

    2 – Volantes: Tem o Douglas um grande jogador, moderno e está se matando dentro do campo, correndo por ele e pelos velhinhos, já  o Willian apesar dos esforços e ser novo, é um jogador estabanado e chega ao ridículo de se  “autocontundir”, caracterizando com um voluntarioso e só, não serve para o Vasco.

     3 – Apoiadores – tem o Nenê que salva pela sua entrega, mesmo sendo caçado o jogo inteiro, apesar da idade, vem fazendo o que pode e não pode, e não deve ser responsabilizado pelo time do Vasco que levar gols por falhas dos laterais e bolas paradas.

           Já o Andrezinho apesar da idade, vinha fazendo grandes partidas quando o Nenê não vinha jogando, mas agora, não acerta um passe, e pior, o Jorginho tem como “jogadas ensaiadas” onde manda os dois (Nenê e Andrezinho) ficarem juntos ao bater os escanteios, e aí, um passa sobre a bola e o outro bate, isso é de uma idiotice sem tamanho, pois ao Andrezinho ao bater o escanteio o Nenê deveria estar na entrada da área para aproveitar os rebotes, mas ficam os dois juntos na linha de corner, como elementos vencidos, e o que comentar sobre as cobranças de faltas, reúnem cinco jogadores em cima da bola, como se fosse uma conferência internacional, e ao fim sai um espetáculo pastelão.

        Talvez seja por isso, que a imprensa não pode assistir aos treinos do Vasco,  pois seriam dignos de “gargalhadas”, pois essas “jogadas ensaiadas” não enganam ninguém e muito menos o Tupi, porque fechar os treinos, com isso afasta a imprensa que divulga o Clube e com isso afastam os patrocinadores  e deixa os torcedores sem informações, hoje grandes programas esportivos não se falam nada sobre o Vasco. 

     4 – Ataque – ficou só o Ederson, correndo igual um louco, pois o Técnico Teimoso e Inventor, sacrificou um atacante, para colocar o “bengala” Jorge Henrique para ajudar o Júlio César que arrasta em campo, e o time ficou com apenas um atacante, e isso ocorre em todos os jogos, e Técnico Teimoso e Inventor, perde uma substituição, pois terá que substituir o Jorge Henrique, para colocar um atacante no desespero, pois o Vasco vira para o 2º tempo em desvantagem, sempre. Hoje o Vasco não é mais o time da virada, passou a ser o Time do Desespero.

         O que passa na cabeça do Jorginho, que tem a semana inteira para treinar e  colocar em campo um time sem padrão de jogo, parecendo aqueles time de “casados contra solteiros”, onde os solteiros correm mais que os casados, onde se aprende que para jogar futebol, é preciso ter resistência e treinamentos, e que as jogadas devem ser ensaiadas “de verdade” e acima tudo ter um treinador que abrace o esquema de jogo e não os grupos de jogadores decadentes.

        Chegou a hora, de unir a oposição em nome da reconstrução do Vasco, e que a torcida se manifeste em todos os  jogos,  mostrando que ninguém está feliz com o fracasso do Vasco, mostrando a força da paixão por um Clube Centenário de luta e glória, e mostrar acima de tudo que o Vasco não tem dono, pois  é um Clube de Futebol com dimensão nacional, formado por 17.000.000 de torcedores que não aceita essa situação vergonhosa que o Clube de Regatas Vasco da Gama vem passando.

             E agora, chegamos à situação que nunca esperávamos passar, o Vasco correndo risco de ficar na Segunda Divisão, por teimosias dentro e fora do campo, está pensando que estamos no fundo do poço, espere de braços cruzados que vêm mais coisas tristes a caminho de São Januário.

 

Economista Wilson Carlos: Fuáh – É Especialista em Recursos Humanos e Relações Sociais e Políticas, e Torcedor apaixonado pelo Clube de Regatas Vasco do Gama.

Fale com o Autor: [email protected]


Compartilhe: